A nutrição é uma das principais bases da produção animal.
Cabe aos profissionais envolvidos garantir através de formulações precisas, uma combinação de alimentos que forneça a quantidade de energia e nutrientes necessários para atender a demanda nutricional dos animais, sempre visando maior eficiência técnica, econômica e sustentabilidade dos sistemas de produção.
Sob essa ótica, torna-se importante o conhecimento das exigências nutricionais e composição dos alimentos.
No caso de bovinos de corte, as exigências nutricionais podem ser consultadas nas Tabelas Brasileiras de Exigências Nutricionais de Zebuínos Puros e Cruzados – BR-CORTE (2016).
O sistema conta com um novo e atualizado banco de dados coletado nas diferentes regiões brasileiras, por diversas universidades e centros de pesquisa, tornando-o único sistema de exigências nutricionais criado nas condições brasileiras de produção de bovinos de corte!
O BR-CORTE (2016) está disponível em português e inglês na plataforma BR-CORTE 4.0 (www.brcorte.com.br), e pode ser baixado gratuitamente. Adicionalmente, a plataforma BR-CORTE 4.0 conta com um software disponível nas versões WEB, ANDROID (Google Play) e IOS (App Store), em português e inglês. Com layout simples e interativo, o sistema permite fácil acesso e utilização.
No software, o usuário pode formular uma dieta mais adequada à sua situação, apenas completando as características dos animais e dos alimentos disponíveis. Entretanto, o auxílio de um profissional da área com conhecimento sobre nutrição animal, é essencial para verificação das dietas formuladas, a evitar o uso inadequado dos alimentos e resultados inconsistentes. Durante a formulação podem ser incluídos os custos dos alimentos, gastos com mão de obra, medicamentos, combustíveis, preço de compra e venda da @, rendimento de carcaça e taxa de juros, para que ao final da formulação sejam apresentados os dados relativos à gestão e rentabilidade, permitindo assim, uma análise econômica da atividade de maneira a auxiliar os profissionais envolvidos na tomada de decisão.
Por outro lado, o sistema permite uma avaliação de dietas através da opção “predição do desempenho”, na qual o usuário poderá ter uma estimativa do desempenho possível de ser obtido de acordo com a dieta que está sendo fornecida aos animais. Adicionalmente, o BR-CORTE 4.0 permite que o usuário trabalhe com banco de alimentos próprio, altere a composição dos alimentos, altere os valores das exigências nutricionais, salve as dietas utilizadas na prática, feedback de informações, além de um, dashboard exclusivo recheado de informações que o ajudarão na tomada de decisão.