Sobre - BR-Corte 5.0

Sobre

Apresentação

A utilização de novas tecnologias é essencial para melhorar a produtividade da bovinocultura de corte brasileira. Uma das formas de aumentar a produtividade é aprimorar os sistemas de exigências nutricionais, utilizando informações geradas na nossa realidade, tornando a atividade mais eficiente.

Os estudos no Brasil avaliando as exigências nutricionais de bovinos, iniciaram na década de 70. Contudo, a primeira publicação no assunto aconteceu somente em 1995 no Simpósio Internacional Sobre Exigências Nutricionais de Ruminantes. Em junho de 2006, durante a realização do V SIMCORTE, foi publicada a primeira versão das Tabelas de Exigências Nutricionais de Zebuínos e Tabelas de Composição de Alimentos, denominada BR-CORTE.

A partir desse momento, o número de pesquisas só aumentou e, em 2010, foi publicada a segunda versão do BR-CORTE, que incluiu informações de animais cruzados de corte, vacas e bezerros, e estimativa do valor energético de alimentos e dietas com base na composição química. Em outubro de 2016, foi lançada a terceira edição das Tabelas Brasileiras de Exigências Nutricionais de Zebuínos Puros e Cruzados BR-CORTE (2016).

A nova edição do BR-CORTE conta com um novo e atualizado banco de dados coletados nas diferentes regiões brasileiras, por diversas universidades e unidades de pesquisa, tornando-o o único sistema criado nas condições brasileiras de produção de gado de corte!

O BR-CORTE (2016) conta com um software online disponível em www.brcorte.com.br, em português e em inglês (em breve, também em espanhol). Com layout simples e interativo, o sistema permite fácil acesso e utilização. No software, o usuário pode formular uma dieta mais adequada à sua situação, abastecendo dados reais de cada situação de maneira muito rápida, dinâmica e interativa. Além de formular, o software permite uma avaliação de dietas através da opção “predição do desempenho”, na qual o usuário poderá ter uma estimativa do desempenho possível de ser obtido de acordo com a dieta que está sendo utilizada.

Devido ao crescente uso do sistema BR-CORTE e aos constantes avanços na área da programação, uma nova versão do software do BR-CORTE foi lançada em 2020. A nova versão está disponível nas versões WEB, IOS e ANDROID com o intuito de facilitar cada vez mais o acesso pelos usuários. Novas ferramentas foram incluídas para auxiliar os profissionais na tomada de decisão no momento da formulação de dietas, predição do desempenho e análise econômica dos sistemas de produção.

Autores

Sebastião de Campos Valadares Filho

Sidnei Antônio Lopes

Mario Luiz Chizzotti

Flávia Adriane de Sales Silva

Gustavo Soares Martins

Lucas Batista Fialho

Matheus Aloisio Andrade Moss Cabral

Luiz Otávio Martins Silva

Citação

VALADARES FILHO, S. C., LOPES, S. A., CHIZZOTTI, M. L. et al. BR-CORTE 4.0. Formulação de dietas, predição de desempenho e análise econômica de zebuínos puros e cruzados. 2020. Disponível em www.brcorte.com.br.

Apoio

INCT – Ciência Animal

CNPq

CAPES

FAPEMIG

Agradecimento especial pelo desenvolvimento do software BR-CORTE versão 4.0

Jungle Digital Games – Igor Guadalupe Coelho

DINNI Soluções em Sistemas – Gardiego Luiz da Silva e Leonardo Maciel